Nos últimos sete anos, a quantidade de construções regularizadas aumentou 30%, segundo dados da prefeitura, o comércio se desenvolveu e a oferta de serviços à população também. Muita gente vem em busca de tranquilidade e de oportunidade de emprego, já que a localização é estratégica por ficar perto de cidades como Macaé, Rio das Ostras e Búzios.
O preço de terrenos e imóveis é outro atrativo, os valores são bem mais baixos que os encontrados nas cidades vizinhas: do distrito até o centro de Cabo Frio são 40 Km e uma diferença enorme de mercado. Em áreas valorizadas de Tamoios, imóveis com dois quartos custam, em média, a partir de R$ 100 mil. No centro de Cabo Frio, a maioria vale mais de R$ 200 mil.
Os preços são mais baixos porque muitos imóveis não estão regularizados. O Secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, explica que vários terrenos foram invadidos e os moradores não têm escritura. Nessas condições, não é possível fazer financiamento, as compras são só no dinheiro. A prefeitura não tem um levantamento de quantos imóveis estão em situação irregular, mas informou que tem orientado os moradores que querem providenciar os documentos. Para que o barato de hoje não seja o caro de amanhã, o melhor é só fechar negócio acompanhado de corretores.
Por Alessandro Teixeira Em Radar Público