Reportagem InterTV: http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=21992
Na semana passada, o RJ InterTv 2ª Edição mostrou a denúncia de uma escola, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, que estava funcionando sem a licença da secretaria Estadual de Educação. O Centro Educacional Ângela Mendes, não tinha sequer, uma placa que identificasse que ali era uma unidade de ensino.
A equipe da InterTv foi a duas creches e a duas instituições de ensino com educação infantil e ensino fundamental. Todas ficam no bairro Aquárius, no distrito de Tamoios em Cabo Frio.
Na manhã desta terça-feira (08), a equipe de reportagem foi até o Centro Educacional Brasileirinho. Apesar da propaganda no muro e dos brinquedos no quintal, um homem que se identificou como vigia negou que o lugar fosse uma instituição de ensino. A secretaria Muncipal de Educação comunicou, por meio de nota, que a unidade não tem autorização para funcionar porque não atendeu às exigências solicitadas.
Já no Centro Educacional Leonardo Cardoso, crianças estavam estudando. Segundo a dona, no loca há turmas da educação infantil desde o Pré-1 ao 2º ano do ensino fundamental. Cerca de 90 alunos estudam por uma mensalidade de R$ 140. O detalhe é que a unidade existe há 17 anos, sem autorização da prefeitura e do Governo do Estado.
Na creche Chameguinho da Vovó, que funciona há dois anos, por ser de educação infantil, precisaria de autorização da prefeitura. Mas não tem. No interior da creche, tinha fios expostos e restos de materiais de construção espalhados no quintal. O que pode oferecer riscos às 13 crianças que estudam no local. Em outra creche, a Caminhos da Sabedoria, aberta há sete meses, a dona também admite não ter autorização da prefeitura para fucionar.
A secretaria de Educação de Cabo Frio informou que oferece vagas para crianças acima de dois anos. Disse ainda que a rede de ensino está em expansão e que uma nova escola para educação infantil deve ser inaugurada no ano que vêm em Tamoios, com um total de 230 vagas. A secretaria Estadual de Educação ainda não nos respondeu sobre esse número de escolas sem autorização.
Denuncie - quem quiser denunciar escolas sem autorização para funcionar, o endereço do Conselho Municipal de Educação é rua Coronel Ferreira, número 221, no bairro Portinho. O telefone para denúncias é o 2643-8602.
Nenhum comentário:
Postar um comentário