sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O contraste da beleza com a destruição, muito boa matéria de Katyuscia Chaparral públicado no Diário Cabofriense e no blog do Alan do Chaparral

Matéria publicada no Diário Cabofriense, edição de quinta-feira (30-10)

Moradores de Tamoios aguardam ansiosos o inicio da obra de reconstrução da Prainha do Pontal, principal cartão postal do Distrito

Prainha do Pontal aguarda reconstrução após uma forte ressaca que, a meses atrás, causou destruição no local


Com um nome poético, e uma visão que inspira poesias, localizada entre duas forças da natureza, que se encontram e se unem, entrelaçando-se em uma jura de amor eterno, transformando as contradições existentes em um só propósito, em um só juramento, em uma só alma, em uma busca constante pelos seus destinos.

Assim é a Prainha do Pontal, que contempla durante o atravessar dos séculos o encontro de duas forças, que se unem pelo cumprimento de suas missões. O rio São João que procura insaciavelmente pelo mar, e o mar que aceita suas águas sem restrições.

Contudo, esse lugar, tão singelo e belo, que independente dos adornos que o enfeite, possui em seu cerne a beleza da simplicidade, no qual transborda a luz que o ilumina, vem sofrendo profundamente com as agressões das quais é vítima.

Após uma forte ressaca do mar, que ocorreu há meses atrás, a Prainha do Pontal, que há muito tempo já vem sendo violada, pela necessidade dos que tiram o seu sustento, através de sua beleza, de suas águas e de suas areais, degradando pouco a pouco o seu eu natural, teve parte de sua estrutura totalmente destruída.

Como em uma resposta a todos, o mar avançou violentamente, buscando de volta o que é seu, as suas areias. Areias estas que foram tomadas de si, por toneladas de concreto, em uma obra feita sem a sua permissão, e sem estar de acordo com o que deve ser. Obra esta realizada pelo antigo prefeito de Cabo Frio.

Após tal infortúnio, as feridas, que já eram muitas, custam a cicatrizar, necrosando lentamente...

Durante a manhã de sábado do dia (12-07), o prefeito Alair Corrêa esteve em visita ao Distrito de Tamoios, acompanhado por gestores da localidade, conversou com a população e percorreu locais indicados por moradores e gestores do Distrito, onde constatou a necessidade de algumas obras emergências, entre elas a da Prainha do Pontal.

No Pontal, o prefeito Alair Corrêa verificou a urgência na reconstrução do local, também conversou com os pescadores, que comercializam o seu pescado nas areias da praia, e prometeu que daria prioridade a reforma do lugar, alem da construção de um espaço adequado para comercialização do peixe.

Agora, não apenas os trabalhadores, que dependem do turismo proporcionado pela Prainha, mas também os moradores do Distrito, aguardam ansiosos o tão sonhado inicio da obra de reconstrução.

...Com várias fossas arrancadas da areia, pela força do mar, que extraí o veneno que o corroía, durante tanto tempo, enquanto existiam barracas, totalmente sem estrutura, naquele local, o contraste das realidades existentes, em meio aos urubus e a destruição, uma plácida luz no verde musgo daquele mar, dilaceram os corações dos que, mesmo sem serem poetas, poetizam embriagados com a simples beleza do lugar.


Texto e Fotos: Katyuscia Chaparral 


Urubus próximos a fossas descobertas, que existiam no local, chocam quem visita a famosa Prainha do Pontal

Árvore que foi arrancada, durante a ressaca

Turistas e moradores de Tamoios aguardam pela reconstrução da Prainha do Pontal

Urubus, no local, onde pela manhã ocorre a venda de peixes

Nenhum comentário: