sábado, 16 de janeiro de 2010

Arquitetos do INEPAC realizam visita técnica à Fazenda Campos Novos

Arquitetos do INEPAC realizam visita técnica à Fazenda Campos Novos


Um grupo formado por arquitetos e historiadores do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura de Cabo Frio realizou, nesta terça-feira, dia 12, uma visita técnica à Fazenda Campos Novos, no Distrito de Tamoios, com o objetivo de elaborar um relatório para embasar o pré-projeto de restauração da Fazenda, que será encaminhado para captação de recursos junto à Lei de Incentivo à Cultura.

A restauração da Fazenda Campos Novos está prevista no Plano de Ação das Cidades Históricas e é o primeiro passo para a revitalização deste patrimônio cultural que faz parte do circuito de Darwin e dos caminhos dos jesuítas, marcando uma parte importante da história da colonização do Brasil.

Estão previstas a formalização de parcerias com instituições públicas e privadas para a criação do Parque de Agroecologia e do Museu de História Natural e também ações para a criação de atividades de auto-sustentabilidade da Fazenda Campos Novos com geração de emprego e renda para a comunidade.

Segundo a arquiteta do INEPAC, Cristina Pimentel, a arquitetura da Fazenda é tipicamente jesuítica, com construções que datam do século XVII:

- As paredes são originais, por exemplo, ainda feitas com emboço de cal, sem cimento. Essa é uma construção feita pelos jesuítas, e até o pátio interno é original – afirmou.

O grupo do INEPAC, formado pelos arquitetos Cristina Pimentel e Roberto Anderson, foi acompanhado por Ivo Barreto, do IPHAN; por Ana Rosa, da Secretaria Estadual de Cultura; pelos arquitetos da Secretaria de Planejamento de Cabo Frio, Cristina Ventura e Felipe Araújo, além de Fernanda Barbosa, diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Turismo e dos secretários municipais de Cultura, José Correia; de Educação, Laura Barreto, e de Agricultura, Beto Nogueira, além da gestora de projetos da Secretaria de Governo, Cláudia Magalhães.

Esta matéria foi publicada no site oficial da prefeitura, nós esperamos que realmente essa restauração saia do papel e deiche de ser promessa, para que a população não venha perder um importante marco histórico brasileiro por descaso do poder publico, pois só para se ter uma ideia a última reforma da sede da fazenda Campos Novos foi no Governo de josé bonifácil. acho que já passou da hora de fazer a tão prometida restauração e uma politca de exploração turistica do local.

Nenhum comentário: