quarta-feira, 9 de abril de 2014

Prefeitura e IFF viabilizam qualificação turística para taxistas de Cabo Frio

As inscrições são gratuitas e estão abertas na sede da SECTUR, na Passagem

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, vai fomentar um curso de qualificação profissional com extensão voltada para o contexto do turismo, especialmente para motoristas de taxi: “O Taxista e a Atividade Turística”.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17 horas, na SECTUR, que fica no Terminal de Transatlânticos, no final da Avenida Assunção, no bairro Passagem. Os interessados devem estar munidos de xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e registro de taxista. Cada inscrito receberá um resumo do projeto com o conteúdo programático.

O curso com iniciativa da SECTUR e parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS) será entre 15 de abril e 1º de julho, com carga horária de 48 horas.

O curso tratará de assuntos que vão desde a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho e cultura e patrimônio, eixos temáticos que promoverão um aprimoramento global desses profissionais, que estarão ao final do curso, aptos para trabalhar com os turistas que visitam Cabo Frio.

O superintendente da SECTUR, Aldenir Soares, destaca que dentre os mais importantes segmentos de transporte de pessoas estão os serviços de táxi, que com o transporte rodoviário coletivo urbano, realizam o deslocamento de milhares de pessoas com as mais variadas finalidades.

- Assim, além de desempenhar um papel indispensável ao dinamismo das cidades e na mobilidade das pessoas, os serviços de táxi também apoiam a atividade turística, transportando para o turismo de lazer, religioso, de negócios ou ecológico. O taxista é uma espécie de cartão de visitas vivo, já que transmite informações essenciais e úteis ao visitante, oferece as melhores dicas da cidade para quem nos visita. A rotina diária de circular pela cidade faz com que o taxista seja gabaritado para indicar o melhor acesso para o destino do turista, onde hospedar, visitar, comer ou fazer compras – explica Aldenir.

A turismóloga da SECTUR Vanina Navega defende que “o taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o visitante tem com o destino”. 

- O atendimento desse profissional é indispensável para a boa impressão que o turista terá da cidade, e alguns predicados são fundamentais: além de ser gentil, é necessário também que ele tenha conhecimento sobre sua cidade – disse a turismóloga.

Nenhum comentário: