segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fazenda Campos Novos, em Cabo Firo, está perto do tombamento federal

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) avalia preservação de casarão e todo entorno.
 
local serviu de pousada, em 1832, para o naturalista britânico Charles Darwin e, por isso, integra o roteiro
turístico, científico e educacional "Caminhos de Darwin". Construída em 1648, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, em Cabo Frio, poderá ser protegida para a eternidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tombamento do casario e seu entorno será decidido na quinta-feira pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília.

Um dos principais pontos históricos da Região dos Lagos, a fazenda Campos Novos fica no distrito de Tamoios, às margens da RJ-106. O principal argumento para o tombamento do conjunto é a relação entre a fazenda e a Companhia de Jesus, relacionada ao primeiro período da colonização.

O conjunto rural, remanescente de uma antiga fazenda do século XVII (1648) e construída sobre um sambaqui, conta com capela, casa e cemitério. Estes, construídos por volta de 1690, constituem, segundo os pesquisadores do Iphan, importantes e raros exemplares de arquitetura rural jesuítica.

Com a expulsão dos jesuítas, em 1759, o bem passou pelas mãos de diferentes donos e sofreu obras, mas que não comprometeram suas características.

Um patrimônio considerado de múltipla relevância

A fazenda de Santo Inácio de Campos Novos foi desapropriada em 1993 pela prefeitura de Cabo Frio, que lá instalou a Secretaria municipal de Agricultura e um canil. Agora, por sua relevância múltipla, o sítio da antiga fazenda deverá ser inscrito em três livros de tombo: Histórico, de Belas Artes e Arqueológico, e Etnográfico e Paisagístico.

"O tombamento é importante pois reconhece a importância do patrimônio e ajuda as cidades da Região dos Lagos, em especial Cabo Frio, a vender seus riquíssimos pontos históricos como atrativos turísticos", afirma o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa.

No início do ano, a fazenda recebeu obras emergenciais, autorizadas e financiadas pelo Iphan, que também recupera o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Centro do município.

"A construção é lindíssima e o ponto turístico maravilhoso, mas percebi que precisa, com urgência, de mais vigilância. Há muitos animais soltos pela área e alguns deles entram na capela de Santo Inácio", lamenta a bióloga Nilza Felizardo, que visitava a fazenda, na semana passada, pela segunda vez.

*de O Globo

Nenhum comentário: