quarta-feira, 7 de maio de 2014

Festival do Marisco reúne 12 mil pessoas em Cabo Frio

Promovido pela Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Eventos e Secretaria de Turismo com apoio da COMSERCAF, o Festival do Marisco superou as expectativas neste ultimo final de semana, levando para a Praça do Moinho, no bairro Peró, 12 mil pessoas entre turistas e moradores de toda a Costa do Sol.

Durante o evento, 12 barracas venderam cerca de 10 mil pratos movimentando a economia local com mais de 20 receitas servidas à base de 1,8 toneladas de mariscos limpos.  Um verdadeiro sucesso de público e de animação.

A turismóloga da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira, observou que o evento, que envolveu cerca de 180 pessoas do bairro Peró, foi um sucesso.
 
- Os envolvidos já possuem expertise na produção dos pratos e obtiveram retorno expressivo no resultado. O evento está consolidado e possui ótima aceitação do público. Aliar a atividade pesqueira aos eventos turísticos da cidade desponta como fator gerador de desenvolvimento -, destacou Luane.

O superintendente da Secretaria de Turismo, Aldenir Soares, comemorou o sucesso do evento, lembrando que o apoio da Via Lagos e da Marbella foi fundamental para o êxito do Festival.

- Unidos por um objetivo comum, as secretarias de Eventos, Turismo, Comunicação e COMSERCAF produziram a melhor edição do Festival do Marisco desde sua criação, resultando em momentos de extremo lazer para os turistas e moradores, além do incremento econômico da comunidade -, disse Aldenir.

O artesanato de Cabo Frio também foi sucesso no Festival de Marisco.  Os artesãos trabalharam em 14 barracas, expondo e comercializando os trabalhos da Casa Artesanal.

- Das 14 barracas disponibilizadas pela Prefeitura, metade tinham artesãos que nunca tiveram experimentado a oportunidade de trabalhar em eventos da cidade. As vendas superaram as expectativas e o público compareceu em massa, consolidando assim a ideia de que quando apresentamos uma feira organizada e genuinamente de artesanato, os turistas prestigiam e agradecem – comemora Vânia Carvalho, coordenadora de Artesanato da Secretaria de Turismo.

O total de vendas nesses quatro dias de Festival superou a casa dos 10 mil reais, o que agradou muito a esses menos experientes artesãos que pela primeira vez se viram trabalhando em um evento tão grandioso.

- O Festival do Marisco sempre trouxe um público diferenciado e isso para o artesanato é muito bom, pois são pessoas que valorizam esse tipo de trabalho e levam para suas casas lembranças confeccionadas por nossos artistas, originais e criativas -, completou a coordenadora do Artesanato.

Outro sucesso do evento foram os shows de Rock e MPB das bandas que se apresentaram: Banda In Pulse, Banda Ozires, Banda Faixa Etária, Banda Contraste e Jero e Banda.

- A qualidade e a diversidade das opções gastronômicas e a seleção criteriosa das opções musicais marcaram o sucesso do Festival do Marisco, que já se consagrou como um grande evento da gastronomia fluminense. Foi possível observar muitos turistas que vieram de longe e todos elogiaram a organização do evento e aqueles que não conheciam o Peró ficaram encantados com a beleza natural do bairro -, disse o chefe de reportagem do Jornal O Globo, Paulo Roberto Araújo.

O secretário de Eventos, Edson Leonardes, destacou que a programação musical foi elaborada pensando na cultura e estilo do bairro, nos frequentadores do evento e, atendendo aos pedidos dos responsáveis das barracas de gastronomia.

- Desta forma não tinha como dar errado e as bandas interagiram com o público, proporcionando momentos de emoção, empolgação e alegria aos presentes -, comemorou o secretário.
 
Genilson Araújo, repórter aéreo das Rádios Globo, CBN e Beat 98 foi homenageado com uma peça do artesão da Casa Artesanal, Orlando Belloti. Genilson destacou a beleza do festival, que chamou a atenção pela organização, criatividade dos cozinheiros, variedades de pratos e preços acessíveis.

- Também me chamou a atenção o caráter familiar da festa. Depois do marisco, o ponto alto foi o show da banda Faixa Etária, muito elogiada por todos.  Achei muito interessante a Prefeitura promover este evento fora da alta temporada para estimular a economia local. Eu, minha mulher e meus amigos nos divertimos muito e queremos voltar no ano que vem -, comenta Genilson Araújo.

Nenhum comentário: