sexta-feira, 2 de maio de 2014

SEME Cabo Frio promove o I Encontro de Manipuladores de Alimentos e Gestores Escolares

Evento acontece na quinta-feira, dia 8 de maio, e tem como tema “O papel dos manipuladores de alimentos e gestores escolares no controle e prevenção da obesidade”


A Secretaria de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Nutrição Escolar, está promovendo o I Encontro de Manipuladores de Alimentos e Gestores Escolares, com o tema “O papel dos manipuladores de alimentos e gestores escolares no controle e prevenção da obesidade”. O evento será direcionado a todos os profissionais que atuam nas escolas da rede municipal com alimentação escolar, como cozinheiros, auxiliares e os Gestores Escolares – que são responsáveis pela administração. O evento será na quinta-feira (8/5), no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

Serão esperados mais de 350 profissionais. Para melhor atender a todos, o encontro será realizado em dois turnos: o primeiro das 8h30min às 12h e o segundo das 14h às 18h. As escolas já receberam as orientações necessárias sobre horários. Sônia Moraes, chefe da Divisão de Nutrição Escolar da SEME, explica que o principal objetivo é promover uma educação nutricional eficaz aos alunos da rede de modo a prevenir a obesidade infantil. Além disso, ela destaca que os assuntos tratados estão de acordo com as orientações previstas pelo PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A responsável técnica pela alimentação escolar da rede municipal cabofriense, a nutricionista Fabiana Rosa Alves, aponta a escola como uma forte responsável em promover ou desencorajar dietas saudáveis. Por isso, ela reforça que é muito importante que seja incorporado ao currículo formal das escolas, em diferentes séries, o estudo de nutrição e hábitos de vida saudável.

– A escola é um local importante onde esse trabalho de prevenção deve ser realizado. Uma política consistente de prevenção deve compreender não só ações de caráter educativo e informativo, como também medidas legislativas, tributárias, treinamentos e formação de profissionais envolvidos na gestão da Alimentação Escolar e no processo de manipulação e distribuição dos alimentos na escola – complementa a nutricionista Fabiana.

Na programação está a exibição do documentário Muito além do peso, produzido pela produtora Maria Farinha e Instituto Alana, e as palestras “Obesidade Infantil: causas atuais, tratamentos, doenças associadas e perfil epidemiológico atual do Brasil”, com Nara Horst, conselheira do Conselho Regional de Nutrição (CRN); e “O papel dos manipuladores de alimentos e gestores escolares no controle e prevenção da Obesidade Infantil”, com Luciana Maldonado, nutricionista coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE) no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: